sexta-feira, maio 19, 2006

EMPREENDIMENTOS ARTISTICO-CULTURAIS A LONGO PRAZO

Estou pensando em fazer uma readaptação para o cinema de O Estrangeiro, aquele livro do Albert Camus que todo mundo gosta de falar que leu. Mas ao contrário da clássica adaptação de Luchinno Visconti estrelada pelo Mastroianni, na minha adaptação a obra sofrerá algumas pequenas alterações. No lugar de Mersault, o personagem principal da obra camusiana, o protagonista do meu filme se chamará Marquinhos, e é operador de telemarketing em Belford Roxo. No lugar da mãe morta, inseri uma tia-avó que sofre de Mal de Freud [compulsão por ver putaria em tudo que é lugar]. E no lugar do árabe assassinado a tiros, no meu filme é um pivete que toma uns cacetes pra deixar de ser abusado. Mas o resto do enredo deve permanecer o mesmo, feitas as devidas correções em nome da coerência. Ah, sim: o filme, ao invés de "O Estrangeiro", vai se chamar "Peru de Fora Não Dá Peruada".

Também tenho planos de transformar A Náusea do Sartre em um musical no estilo "Noviça Rebelde", com alguns toques de pornochanchada, estrelado por Cheech e Chong, que se chamará "Bagulho Ruim É Onda Errada". Mas é algo pra uma posterior apreciação mais cuidadosa...Prioridades, prioridades...

Sim, eu sei que num primeiro momento não parecem propostas muito viáveis comercialmente. E estou a par das dificuldades de produção, e dos empecilhos técnicos e financeiros. E mesmo assim aposto que entram em cartaz antes daquele filme do Guilherme Fontes sobre o Chateaubriand.