segunda-feira, abril 24, 2006

15 IMPRESSÕES GERAIS DE UM BACHAREL EM FILOSOFIA E PSEUDO-INTELECTUAL EM FORMAÇÃO SOBRE FILOSOFIA, ARTE E CULTURA POP

1) Um intelectual se faz com muitas idéias na cabeça e pouca disposição em compartilhá-lhas.

2) Suas chances de conhecer um intelectual são eqüivalentes às suas chances de tirar a virgindade de uma prostituta. Mesmo porque, se ele é intelectual mesmo, está em algum lugar lendo alguma coisa, ou ocupado com algo mais importante que fazer social com gente como eu e você.

3) Um pseudo-intelectual se faz com poucas idéias e muitas orelhas. E para encontrá-lo, é mais fácil que achar o palheiro em volta da agulha.

4) E por falar em orelhas, um bom estudante de Filosofia só precisa de duas (em bom funcionamento), alguma disposição em ter idéias, e a inestimável capacidade de manter a boca fechada.

5) Sempre que alguém te falar sobre a quantidade de livros ou páginas que leu, divida o número por dez, e encontrará o valor correto.

6) Se alguém se vangloriar sobre a quantidade de idiomas que domina, basta dividir pelo mesmo número que ela afirma dominar, e você encontrará o valor exato.

7) Estudar Filosofia não é filosofar. Mas o primeiro é um ótimo exercício para o segundo.

8) Nem sempre o que você não entende é algo que está acima da sua capacidade de compreensão. Às vezes é só doideira mesmo.

9) Livros, leia até a vigésima página. Filmes, veja até o décimo minuto. Discos, até a quarta faixa - até a segunda, se for de rock progressivo.

10) Cineastas iranianos podem te matar como qualquer outro terrorista. Só que de sono.

11) Palavras como "interstício" ou "subterfúgio" te fazem parecer mais culto, ainda que elas não acrescentem em nada no sentido da frase, e possam ser facilmente substituídas por outros termos mais comuns.

12) Pessoas que costumam usar citações em latim dificilmente sabem falar latim. E geralmente não sabem nem o que significam as citações.

13) Todo mundo diz que ama o cinema de Bergman por causa de O Sétimo Selo, é fã de Albert Camus por causa de O Estrangeiro, e idolatra Dostoiévsky por causa de Crime e Castigo. Esses são os "One-Hit-Wonders" da pseudo-intelectualidade.

14) Tudo bem gostar de samba, se for da década de 60 pra trás; tudo bem gostar de rock, se for da década de 80 pra frente; tudo bem gostar de reggae, se for um Bob Marley obscuro e mal-gravado.

15) "Pop" é um termo que soa pejorativo em qualquer circunstância, menos quando se refere ao termo "Cultura" ou "Art".

2 Comments:

At 10 maio, 2006 10:01, Anonymous Anônimo said...

Olá!!! QUando eu li no seu perfil: "Por favor, não abra este site: http://casadeburlesco.blogspot.com
Nem este: http://mal-vivant.blogspot.com", não resisti e abri... hehehehehe!
E vou voltar.

 
At 07 agosto, 2006 05:55, Anonymous Anônimo said...

Davi, Davi! Vc se supera! rsrsrsrs

 

Postar um comentário

<< Home